Notícias

Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) do Hospital Moinhos de Vento comemora uma década de serviços prestados à educação para a área da Saúde

IEP assumiu recentemente o desafio de promover a integração entre educação, pesquisa e assistência.

10/12/2013

 

O Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) do Hospital Moinhos de Vento celebra nesta terça-feira (10) os 10 anos de sua fundação, que ocorreu em 17 de dezembro de 2003. O IEP, que assumiu recentemente o desafio de promover a integração entre educação, pesquisa e assistência, marca a sua primeira década de vida com um evento sobre o papel do instituto. O evento acontece às 19h, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital Moinhos de Vento (Tirandentes, 333 – Bloco C – 4º andar).

Voltada para profissionais da saúde e corpo clínico da instituição, a programação contará com quatro palestras, com destaque para a apresentação da Dra. Felicia Hill-Briggs, que atua na Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins e falará por videoconferência. A médica e pesquisadora vai falar sobre a contribuição da pesquisa para a assistência hospitalar.

Também falarão aos convidados o superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Luciano Serpa Hammes; o gerente do IEP, Dr. Rodrigo Antonini Ribeiro; e o superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (São Paulo), Dr. Jefferson Gomes Fernandes. O Dr. Jefferson Fernandes era o gestor do IEP na inauguração, em 2003. Nesse momento, relembra Dr. Jefferson, o IEP tinha, entre suas motivações estratégicas, a educação permanente dos profissionais como condição básica para a qualificação da assistência à saúde e o desenvolvimento científico e tecnológico como característica inerente e necessária à instituição.

Além de resgatar o passado, analisar o presente e projetar o futuro do IEP, o evento reforça os frutos do vínculo firmado, este ano, com a Johns Hopkins Medicine International, de Baltimore (Estados Unidos). A afiliação vai contribuir, entre outros, para fortalecer a pesquisa e a assistência no Hospital Moinhos de Vento.

Site: www.hospitalmoinhos.org.br/IEP

 

Programação

19h – Superintendente de Educação, Pesquisa e Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luciano Serpa Hammes, sobre “O papel do IEP”

19h20min – Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Jefferson Gomes Fernandes, sobre “A fundação e início de atividades do IEP”

19h40min – Felicia Hill-Briggs, do Welch Center for Prevention, Epidemiology and Clinical Research – Johns Hopkins Medicine, sobre a “A influência da pesquisa na melhoria da qualidade de assistência ao paciente”

20h30min – Gerente do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP), Rodrigo Antonini Ribeiro, sobre “Os próximos 10 anos do IEP”

21h – Coquetel

 


Deixe seu comentário

 


*


*


(*) Campos Obrigatórios