Eventos

Calendário de eventos

jun
22
sex
2018
1ª Jornada de Controle de Infecção Hospitalar @Hospital Moinhos de Vento - Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Bloco C - 4º andar)
jun 22 – jun 23 dia inteiro

A prevenção e o tratamento de infecções hospitalares são um desafio em todo o mundo, e estão intimamente ligados à segurança do paciente. Como forma de promover a atualização do conhecimento na área, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), realiza a 1ª Jornada de Controle de Infecção Hospitalar. O evento será dias 22 e 23 de junho. No primeiro dia, o evento será das 19h às 21h, e no segundo, das 8h às 17h30.

Segundo o chefe do Serviço de Infectologia e Controle de Infecção do Hospital Moinhos de Vento, Alexandre Zavascki, os recentes avanços em terapia e medidas preventivas precisam ser discutidos entre os profissionais da área. “O Hospital Moinhos de Vento é extremamente focado na prevenção das infecções hospitalares. Trazer especialistas nacionais para debater este tema é um exemplo de liderança e destaque entre os hospitais neste combate”, ressalta.

O simpósio contará com um grande número de palestrantes representando diversas instituições do Rio Grande do Sul e de outros Estados, além de pesquisadores internacionalmente reconhecidos como líderes nas suas áreas. Um dos diferenciais será a multidisciplinaridade na abordagem de temas de interesse tanto de infectologistas e médicos de outras especialidades, como de Enfermagem, Farmácia e Microbiologia.

Entre os destaques está a professora da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), Ana Cristina Gales. Logo na abertura, a especialista apresentará um panorama sobre a resistência de bactérias hospitalares no Brasil. Silvia Costa, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), vai destacar as tendências de redução do número de dias de antibióticos para o tratamento de infecções bacterianas. Ainda, o professor Mauro Salles, também da Escola Paulista de Medicina, falará sobre as novas abordagens das infecções em biofilmes, um tema de grande atualidade.

A programação científica será composta por temas como novos antibióticos em pediatria, desafios terapêuticos em imunossuprimidos e doentes críticos, antimicrobianos no paciente obeso, entre outros. Também integram o evento especialistas das universidades de Santa Cruz do Sul, Santa Maria, da Pontifícia Universidade Federal do Paraná, dos Hospitais Sírio-Libanês, Brasília e de Clínicas, do Grupo Fleury, além da participação de médicos do Hospital Moinhos de Vento.

Workshop de Indicadores Laboratoriais em Portugal @Hotel Mundial - Business Center
jun 22 – jun 23 dia inteiro

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial promove pela primeira vez em Lisboa, Portugal, o Workshop De Indicadores Laboratoriais. A atividade educacional que é realizada em parceria com a Controllab e Accreditation Pathways Institut acontece nos dias 22 e 23 de junho. O objetivo é orientar os profissionais da área de laboratórios clínicos sobre a importância da utilização de indicadores de qualidade, conforme a recomendação da ISO 15189. Além do Brasil e Portugal, o evento já foi realizado no Uruguai e na Argentina.

O presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, que participa do evento, afirma que “a iniciativa está alinhada com a visão atual de avaliação de desempenho de serviços de saúde”. Serão abordados conceitos teóricos sobre sistemas de medição de desempenho, definição, importância, alinhamento estratégico, boas práticas, acreditação, medidas corretivas e preventivas.

O Workshop faz parte dos projetos de habilitação e qualificação profissional promovidos pela entidade brasileira, assim como o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), que é acreditado pela ISQua – International Society for Quality in Healthcare.

jun
24
dom
2018
Enfermagem, Veterinária e Radiologia @Instituto Cimas de Ensino - Unidade I (Metrô Paraíso)
jun 24@9:00 – 14:30

No dia 24 de junho, o Instituto Cimas de Ensino realizará, em São Paulo (SP), palestras gratuitas e solidárias sobre diversas profissões como Enfermagem, Veterinária e Radiologia, com o objetivo de promover a cidadania de forma responsável e social com o seu programa “Cimas Cidadania” para marcar sua presença e mostrar seus comprometimentos perante a sociedade, incentivando assim o desenvolvimento de projetos sociais que viabilizam a pratica de cidadania entre alunos, ex-alunos, professores, colaboradores e o público externo.

Segundo o professor e diretor Lucivaldo Santos do Instituto Cimas, a iniciativa visa proporcionar a comunidade interna e externa o conhecimento das áreas, ou seja, apresentar os aspectos mais importantes da profissão e mercado de trabalho. Os ministrantes são professores do Instituto Cimas e atuantes no mercado referente a seu tema.

Nas palestras terão excelentes profissionais em uma instituição de ensino que preza a qualidade e excelência dos cursos. Essa é a chance para quem quer iniciar os estudos e entrar para o mercado de trabalho.

O evento é solidário, pois além de conhecimento o Instituto Cimas de Ensino promove a cidadania, através de doações para levar um pouco de carinho e alegria a quem precisa. As inscrições podem ser feitas com uma doação de mantas e cobertores.

Temática das palestras:

Sala de Enfermagem 

Horário Pelestra Palestrante 
08h40 Abertura Coordenadores
09h00 Mercado de trabalho e a enfermagem e os cuidadores Profª Leandra Carbonari
10h00 Segurança na Ressonância Magnética – A importância da Enfermagem no cuidado com o paciente. Profª Aimar Lopes
11h00 Intervalo
11h30 Carreira e empregabilidade : assuma as redeas do seu futuro Prof. Silmar Strubbe
12h30 A importancia da Enfermagem em exames contrastados Profª Vera Lucia
13h30 Primeiros Socorros Profª Leandra Carbonari

 

Sala de Veterinária 

Horário Palestra Palestrante
08h40 Abertura Coordenadores
09h00  A importância das ciências forenses na medicina veterinária Dra. Anna Carolina Suzi
10h00 Principais acidentes no banho e tosa Dra. Anna Carolina Suzi
11h00 Intervalo
11h30 Uso de ferramentas diagnósticas no estudo da anatomia de animais silvestres e aquáticos Dr. André Conrado
12h30 Repensando o protocolo de vacinação de cães e gatos Dra. Renata Stecca
13h30 Carreira e empregabilidade: assuma as rédeas do seu futuro Silmar Strübbe

 

Sala de Diagnóstico por imagem 

Horário Palestra Palestrante
08h40 Abertura Coordenadores
09h00  A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS DE IMAGEM NO DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA Profª Aimar Lopes
10h00 DIAGNÓSTICO DE LITÍASE RENAL POR EXAMES IMAGINOLÓGICOS Profº Rodrigo Turri
11h00 Intervalo
11h30 A IMPORTÂNCIA DA ANATOMIA NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Profº Carlos Ribeiro
12h30 O PERFIL DO TÉCNICO EM RADIOTERAPIA Profª Ana Dreher
13h30 A IMPORTÂNCIA DO EXAME DE DENSITOMETRIA ÓSSEA Profª Vera Lucia
jun
26
ter
2018
7º Fórum da Saúde e Bem-Estar @Hotel Grand Hyatt
jun 26 dia inteiro

O 7º Fórum de Saúde e Bem-Estar será realizado em São Paulo (SP) e reunirá autoridades e especialistas do setor para debater soluções e temas relevantes para o sistema de saúde brasileiro.

Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, e pelo LIDE SAÚDE, liderado por Claudio Lottenberg, o evento tem como objetivo debater as principais questões na relação dos indivíduos com sua saúde, o valor da qualidade de vida como forma preventiva de boa saúde e o avanço da tecnologia no setor.

Entre os temas do Fórum deste ano estão “Gestão – Economia de Saúde e Qualidade'”; “Prevenção x Qualidade de Vida”; “O que de fato é importante para modelos de saúde sustentáveis” e “Legislação”.

Além dos painéis, o 7º Fórum da Saúde e Bem-Estar reconhecerá importantes nomes da medicina brasileira durante o Prêmio LIDE de Saúde 2018. Na ocasião, Margaret Wilson será a grande homenageada do evento.

jun
28
qui
2018
3º Curso de Farmacoeconomia @Hospital Mãe de Deus - Auditório
jun 28 – jun 30 dia inteiro

O Hospital do Câncer Mãe de Deus, de Porto Alegre (RS), realizará entre os dias 28 e 30 de junho a terceira edição do Curso de Farmacoeconomia, que este ano abordará a incorporação de inovações em saúde. Oncologista da Instituição e coordenador do curso, Dr. Stephen Stefani, afirma que toda inovação médica merece atenção cuidadosa e planejamento para passar a ser utilizada adequadamente. “O debate em torno de avaliação da efetividade real e como se pode gerenciar o acesso a essas tecnologias deve seguir um roteiro transparente e crítico”, comenta o especialista sobre alguns dos principais pontos que serão abordados na programação.

Dr. Stephen destaca que novas drogas, especialmente imunooncológicas, trazem resultados inéditos em saúde. Mas, a discussão mundial é voltada para um conceito novo chamado “toxicidade financeira”, um tema ainda novo para muitos. “Paradoxalmente, países mais ricos são os que mais discutem a repercussão individual e coletiva de aumento de custos em saúde”, acrescenta. Por isto, a importância de debater cenários práticos de tomada de decisão e metodologias de avaliação de incorporação de tecnologias em saúde. O especialista também considera necessário estabelecer novas formas para que a população participe efetivamente nas discussões sobre prioridades para destinação dos recursos em saúde.

Os painelistas

Dr. Stephen Stefani: médico oncologista, membro da International Society of Pharmaocoeconomics and Outcome Research (ISPOR), editor chefe do Jornal Brasileiro de Economia da Saúde.

Dr. Vinicius Lorandi: médico oncologista do Hospital do Câncer Mãe de Deus.

Dr. Rodrigo Ribeiro: coordenador da equipe da empresa HT Analysed, especialista em avaliação de tecnologia em saúde.

Humanização e hospitalidade na saúde @Abralimp - Auditório
jun 28@8:00 – 12:30

O cuidado com o paciente envolvendo desde sua segurança até mesmo a atenção a ele dispensada tem sido tema de inúmeros debates da saúde no país. Dentro desse conceito, trazendo a visão de especialistas em humanização e acolhimento, a TM Jobs por meio do Business Club Healthcare Latam promove, em parceria com a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), um seminário que dissecará essas informações capazes de promover mudanças radicais na gestão das instituições de saúde do Brasil.

Marcado para dia 28 de junho, São Paulo (SP), o evento conta com uma palestra e dois talk shows em sua agenda. Integrando o time de painelistas, Andréia Sant’Anna Sanches, gerente de operações e serviços do Hospital Filantrópico Beneficência Portuguesa, apresentará muito da sua expertise frente aos desafios de humanizar os profissionais que atuam no backoffice das instituições.

Trazendo na bagagem uma experiência de atuação em Angola, na costa ocidental da África, Andréia busca sempre enfatizar a importância que os profissionais operacionais têm no bem-estar dos pacientes. “Montei um projeto para que esses profissionais pudessem visitar as unidades de internação, abordando os pacientes e entendendo suas necessidades e desejos. Assim, fazendo com que eles vejam o processo final, conseguimos despertar essa sensibilidade”, comenta sobre as ideias que aplicou na unidade filantrópica do hospital instalada no bairro da Penha, zona leste da capital paulista.

Como resultados, Andréia ajudou na construção de um ambiente muito mais humanizado e acolhedor. “Depois que começamos esse trabalho surgiram diversos projetos legais dentro do hospital”, declara. Uma das grandes vitórias conquistadas pelo time foi quando o chefe da manutenção, por si só notou um certo desconforto na área de maternidade. “Durante as visitas ele perguntou se as pacientes sentiam-se à vontade com homens entrando nos quartos para manutenção dos equipamentos. E foi então que ele se empenhou para integrar profissionais mulheres à sua equipe a fim de melhorar essa sensação de desconforto”, explica orgulhosa.

Cuidar do paciente e de como ele se sente durante o tempo em que está internado é papel de todos os que atuam dentro da unidade hospitalar. E a experiência de uma rede hoteleira bem-sucedida e reconhecida por sua qualidade contribui grandiosamente com o debate sobre o que pode ser melhorado para prover experiências mais prazerosas.

Para isso, o workshop também receberá José Ozanir Castilhos da Rosa, diretor regional do Bourbon Hotéis & Resorts. Apresentando as principais similaridades entre a hotelaria e a rede hospitalar, Rosa enfatiza a gestão. “É preciso trabalhar os fluxos internos, fazendo com que as pessoas entendam realmente o que é necessário fazer para que as atividades fluam fácil e corretamente nos diversos ambientes”, comenta ele lembrando que toda a parte de segurança e acolhimento dos pacientes, no caso do hospital, e dos hóspedes, para a rede de hotelaria, também são bastante parecidas e podem contribuir uma com a outra.

Considerando que o Bourbon Hotéis & Resorts é uma rede constituída por 20 empreendimentos, a experiência de Rosa frente a essa padronização, que faz com que a qualidade seja excepcional em qualquer uma de suas unidades, permite o entendimento de como é possível gerir, à distância, tantos ambientes. “Temos um canal de intranet onde colocamos todas as atualizações por meio de formulários padronizados. Quando há alguma mudança, comunicamos toda a rede informando a modificação e instruindo para que acessem a intranet a fim de obter mais detalhes. É tudo digital”, explica exemplificando que no momento há uma mudança no padrão dos copos de sucos e de drinks e que todo o processo está na intranet, desde a escolha do modelo até mesmo os fornecedores que podem disponibilizar a substituição das peças.

O seminário será realizado durante toda a manhã e ainda contará com a palestra “Inclusão e acessibilidade no ambiente hospitalar” comandada por Maria da Conceição, consultora de Accessible Consulting. Moderado por Milva Santos, presidente da ABPRH (Associação Brasileira de Profissionais de RH), o talk show “As similaridades da Rede Hoteleira e setor de saúde” contará, além de Rosa, com a experiência de Mauro Kaluf, sócio-diretor da Hotelaria Brasil.

Junto a Andréia, da BP, estarão a consultora de recursos humanos Elizabeth Leonetti; a gerente de Hotelaria e Nutrição do Hospital São Camilo, Marisa Coutinho; e a gerente de hotelaria da Unimed Sorocaba, Alessandra da Silva. Intitulado “Atendimento, acolhimento, humanização – A integração das áreas operacionais e o papel dos gestores de RH”, o talk show será moderado por Patrícia Bueno, CEO da Integrha Consultoria.

Inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

AGENDA

Palestra – Inclusão e acessibilidade no ambiente hospitalar

Maria da Conceição | Consultora de Accessible Consulting

Talk Show – As similaridades da rede hoteleira e do setor de saúde

José Ozanir | Diretor Regional de Operações do Bourbon Hotéis & Resorts
Mauro Kaluf | Sócio-diretor Hotelaria Brasil
Moderação: Milva Santos | Presidente da ABPRH

Talk Show – Atendimento, acolhimento, humanização – A integração das áreas operacionais e o papel dos gestores de RH

Andréia Sant’Anna Sanches | Gerente de Operações e Serviços da BP Hospital Filantrópico
Elizabeth Leonetti | Consultora de RH
Marisa Coutinho | Gerente de Hotelaria e Nutrição do Hospital São Camilo
Alessandra da Silva | Gerente de Hotelaria da Unimed Sorocaba
Moderação: Patrícia Bueno | CEO da Integrha Consultoria

jun
29
sex
2018
V Jornada Oeste da Sociedade Paranaense de Cardiologia @Hotel Copas Verdes
jun 29@19:00 – 22:15

A doença arterial coronariana crônica e a hipertensão arterial serão os temas discutidos na V Jornada Oeste, promovida pela Sociedade Paranaense de Cardiologia na cidade de Cascavel (PR). O encontro ocorre no dia 29 de junho e as vagas são limitadas.

“Esse é um importante evento, pois permite uma rápida atualização  sobre temas relevantes para a nossa prática clínica, proporciona a troca de experiências entre profissionais renomados e de outras regiões do estado, beneficiando assim os nossos pacientes com um atendimento e tratamento  adequados”, afirma o cardiologia Alcirley Almeida, diretor de Eventos da Sociedade Paranaense de Cardiologia.

O encontro é voltado para clínicos gerais, estudantes de medicina e outros profissionais de saúde interessados nos temas, além de cardiologistas. As palestras e mesas-redondas abordarão o bloqueio do sistema renina angiostensina no manejo da hipertensão arterial, dieta e redução de eventos cardiovasculares, uso da IECA ou BRA nos pacientes com doença arterial coronariana estável e sem disfunção ventricular, as últimas diretrizes americanas sobre hipertensão arterial, além da discussão de casos clínicos.

jun
30
sáb
2018
I Simpósio Internacional Clínico-Radiológico @Hotel Rio Othon Palace - Salão Bossa Nova (3º andar)
jun 30@8:00 – 16:30

A Casa de Saúde São José (CSSJ), tradicional hospital do Rio de Janeiro, irá realizar o I Simpósio Internacional Clínico-Radiológico, no dia 30 de junho, em Copacabana. Além de contar com profissionais da equipe da CSSJ, o encontro trará os convidados internacionais Daniel Gottlieb, que é professor de Economia na Washington University (EUA) e pesquisador no Departamento de Economia na Harvard University (EUA), e João Lima, que trabalha como professor de Cardiologia e Radiologia na Johns Hopkins University (EUA). As inscrições estão abertas.

A programação começa às 8h, com um café da manhã de boas-vindas, seguido pela abertura do Simpósio, às 9h. O primeiro bloco (9h10 – 11h) será apresentado pelo Dr. Ilan Gottlieb, chefe do departamento de Radiologia da Casa de Saúde São José, e irá abordar o tema “Imagem na prática clínica Cardiovascular”. Estratificação de risco cardiovascular e investigação etiológica de queda da capacidade funcional serão alguns dos tópicos analisados por ele. A moderação será feita pelo professor João Lima.

Após o intervalo (11h – 11h30), o segundo bloco (11h30 – 13h15) tratará das “Teorias econômicas contemporâneas aplicadas em Saúde”. A primeira apresentação será do professor Daniel Gottlieb, que fará uma introdução à economia do mercado de serviços de Saúde. Em seguida é a vez do diretor gerente da Bradesco Flavio Bitter, que falará sobre o desafio da sustentabilidade da Saúde Suplementar no Brasil. Fechando essa etapa, o professor João Lima apresentará uma visão do Obamacare. O moderador será o Dr. Gustavo Nobre, que é coordenador da Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde São José.

O último bloco do Simpósio (14h – 16h30) abordará temas relacionados à Oncologia e Hematologia. A apresentação será feita pela Dra. Juliane Musacchio, chefe da Hematologia da CSSJ. Investigação de anemia, câncer de pulmão e de mama estão entre os assuntos que serão discutidos. A moderação será feita pelo Dr. Henrique Guenka, chefe da Radiologia da CSSJ, e pelo Dr. Carlos Gil Ferreira, chefe da Oncologia da CSSJ.

Os interessados precisam enviar o nome completo, CRM, CPF, especialidade e dois telefones de contato.

jul
2
seg
2018
12ª Convenção Brasileira de Hospitais @CCGO – Centro de Convenções de Goiânia
jul 2 – jul 4 dia inteiro

Idealizada pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e as suas Federadas, que há mais de 50 anos atuam na representatividade do setor, a Convenção Brasileira de Hospitais (CBH) conta com um novo parceiro: a UBM, líder global em mídia de negócios, responsável pela Hospitalar Feira + Fórum, principal evento da cadeia da saúde das Américas.

O anúncio do apoio da UBM foi realizado no último dia 7 de novembro, durante o prêmio Synapsis de Jornalismo, que reconhece trabalhos de destaque na Saúde. Estiveram presentes Fábio Stringhini, gerente comercial e Rodrigo Moreira, diretor de Estratégia da UBM Brazil.

“Nosso propósito é a integração da classe para cuidarmos da saúde dos hospitais brasileiros para que eles possam ter condições de cuidar da saúde das pessoas”, afirma o presidente da FBH, Luiz Aramacy Pinto. O CEO da UBM Brazil, Jean-François Quentin, aponta a importância da iniciativa. “A Convenção reforça o compromisso da FBH e da UBM com o desenvolvimento do setor de saúde brasileiro”, destaca.

Em sua 12ª edição, a CBH será realizada em Goiânia (GO), entre 2 e 4 de julho. O objetivo é reunir os responsáveis pela vida de um hospital e estabelecer estratégias, alianças e oportunidades para enfrentar os desafios do setor no país. A estimativa é receber mais de 2.000 congressistas e cerca de 3.500 visitas profissionais durante os três dias de evento, uma oportunidade para encontros entre lideranças, instituições, governo, hospitais e empresários do setor de saúde brasileiro.

A 12ª CBH também conta com o apoio da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), uma das maiores associações do país, que comemora 50 anos de atuação na defesa e direitos dos hospitais, clínicas e estabelecimentos de saúde do estado.

jul
5
qui
2018
I Fórum Lean em Saúde @Hospital Leforte Liberdade - Auditório
jul 5@7:30 – 12:00

Reduzir desperdícios e melhorar a qualidade e o valor entregue ao cliente. Esses princípios do modelo Lean, filosofia de gestão implantada inicialmente pela indústria automobilística, vêm sendo cada vez mais utilizados pelo setor da saúde no Brasil, com o objetivo de tonar os processos mais eficientes e seguros para o paciente e equipe de assistência.

O Hospital Leforte, por exemplo, conseguiu eliminar mais de 60 pontos de não conformidade em seu Pronto Socorro da Liberdade, em São Paulo, desde que implantou a metodologia Lean, há três anos. Para isso, realizou mudanças em fluxos e processos internos, além de promover um alinhamento da comunicação entre todos os colaboradores envolvidos.

Para contar essa experiência e outros casos de sucesso no Brasil, a instituição, em parceria com a Homoniss Consulting, promoverá, no dia 5 de julho, o I Fórum Lean em Saúde. Voltado para gestores e diretores de hospitais, clínicas e operadoras de saúde, o objetivo do evento é contribuir para que o modelo Lean seja cada vez mais empregados pelo setor.

“Todos os ajustes que promovemos dentro do nosso Pronto Socorro tiveram impacto muito positivo. Muitas vezes, essas mudanças são simples. Conseguimos agilizar o atendimento, por exemplo, criando a função do auxiliar administrativo que acompanha o paciente deste a abertura da ficha e triagem até sua alta”, explica Marcelo Francisco Vieira Ramos, coordenador do Pronto Socorro do Leforte Liberdade.

O programa do I Fórum Lean em Saúde contará com nove temas e participações de profissionais de outras instituições como a Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), Grupo São Francisco, Hominiss Consulting, Unimed São Carlos e Stasol.

“A área de saúde se expande a cada dia. O Fórum vai mostrar, na prática, como tornar esse crescimento possível tornando o serviço mais eficiente”, destaca Claudio Barban, gerente de Qualidade, Projetos e Processos do Grupo Leforte.