Eventos

Calendário de eventos

nov
23
qui
2017
3º OPMED – Congresso Nacional de OPME (Órtese, Prótese e Materiais Especiais) @Centro de Eventos RibeirãoShopping
nov 23 – nov 25 dia inteiro

Temas centrais: judicialização da saúde, gestão estratégica e ética

Palestrantes confirmados: Clovis de Barros Filho – Tema “Valores” e Alexandre Schuwartsmann – Tema “O Elogio da Mediocridade”

Público alvo: gestores e administradores da área da saúde, médicos, enfermeiros, advogados, bacharéis em Direito e demais interessados no tema

XV Jornada Catarinense de Psiquiatria @Centro de Convenções ACM
nov 23 – nov 25 dia inteiro

A Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) promove entre os dias 23 e 25 de novembro a XV Jornada Catarinense de Psiquiatria com o tema: Psiquiatria: Presente e Futuro, em Florianópolis (SC).

Além da presença de profissionais associados na ACP, o programa da Jornada vai contar com a presença da presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Dra. Carmita Abdo, que fará parte do PEC/ABP: Famílias e suas crises. A mesa será coordenada pela presidente da ACP, Lilian Lucas, e vai contar com a participação dos psiquiatras Marcelo Feijó de Mello, que é professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, e associada na ACP, Maria Cristina Marcondes Brincas.

Outro destaque também é a presença do médico Quirino Cordeiro Junior, Coordenador-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.  Dr. Quirino vai participar da Conferência: Os Rumos da Psiquiatria no Brasil junto com a secretária da ACP e Coordenadora Estadual de Saúde Mental, Deisy Porto.

Em paralelo a JCP, será realizada a Jornada Anual do Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina (CEPSC) e da Atual PSI  – Psicoterapias Baseada em Evidências. E pela primeira vez o evento vai contar também com a participação das Ligas de Psiquiatria.

nov
24
sex
2017
I Congresso de Oncologia @Centro de Eventos e Convenções Brasil 21
nov 24 – nov 25 dia inteiro

Com o objetivo de realizar um dos maiores eventos de programação médica científica do país, o médico oncologista e coordenador do Centro de Oncologia do Hospital Santa Lúcia (HSL), Dr. Fernando Maluf, comandará o “I Congresso de Oncologia do Hospital Santa Lúcia”, entre os dias 24 e 25 de novembro, em Brasília (DF). É a primeira vez que nomes importantes da Oncologia Clínica do Brasil estarão reunidos na capital federal para realizarem ciclos de palestras e debates sobre as últimas novidades e avanços do combate, diagnóstico e tratamento do câncer entre os brasileiros. “É uma oportunidade única para os profissionais da saúde e a população de Brasília acompanharem o que temos avançado em termos de tratamento e qualidade de vida às vítimas de câncer”, explica o oncologista e também fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Maluf.

O evento ocorrerá nas seis salas do Centro de Convenções, com 12 módulos de discussão e, aproximadamente, 150 temas serão abordados nos ciclos de palestras e debates ao longo de toda a programação. As atividades terão início às 08h30, com previsão de término às 18h. Entre os assuntos em destaque está o “Tratamento Sistêmico do Câncer de Mama e Radioterapia”, que será comandado pelo oncologista Dr. Antonio Carlos Buzaid, diretor médico geral do Centro Oncológico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, e um dos três fundadores do Instituto Vencer o Câncer, ao lado dos médicos Drauzio Varella e Fernando Maluf.

Outro tema de destaque na programação é o módulo “Câncer Gastrointestinal e Câncer de Pâncreas”, que será conduzido pelo médico cirurgião oncológico e presidente do Conselho de Oncologia do Hospital Israelita Albert Eistein, Dr. Antônio Luiz Macedo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 150 mil brasileiros são diagnosticados, por ano, com o câncer de pâncreas. Esse tipo de tumor, de acordo com os especialistas, costuma ser detectado tardiamente e se espalha rápido. Durante o Congresso de Oncologia do Hospital Santa Lúcia, o médico Luiz Macedo discutirá, por exemplo, as novas técnicas de cirurgia minimamente invasiva para o tratamento da doença.

O papel da mídia no combate, tratamentos e prevenção do câncer também será tema de palestra, com a categoria “O Jornalismo em Saúde no Brasil”, apresentada por um dos oncologistas mais conhecidos do Brasil, Fernando Maluf. Segundo ele, a imprensa tem papel fundamental para diminuir a incidência de câncer no mundo. “A informação, transmitida com clareza e credibilidade pelos veículos de comunicação, pode ajudar e muito a população buscar tratamentos corretos e seguros para os diversos tipos de doenças”, afirma.

Veja alguns dos principais especialistas que estarão no I Congresso de Oncologia do Hospital Santa Lúcia:

– Dr. Riad Naim Younes: médico oncologista e cirurgião torácico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Foi um dos responsáveis pela operação e acompanhamento médico da apresentadora Ana Maria Braga, em 2015, quando diagnosticada com câncer de pulmão;

– Dr. Antônio Carlos Buzaid: médico oncologista e fundador do Instituto Vencer o Câncer, ao lado dos médicos Drauzio Varella e Fernando Maluf, e diretor médico geral do Centro Oncológico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Ele também foi o trio de médicos que acompanhou a recuperação da apresentadora Ana Maria Braga, em 2015;

– Dr. Antônio Luiz Macedo: médico cirurgião oncológico e presidente do Conselho de Oncologia do Hospital Israelita Albert Eistein. É o responsável por realizar cerca de 750 cirurgias de retirada de tumor, por ano. O especialista operou, em 2012, a apresentadora Hebe Camargo para a retirada, bem-sucedida, de um tumor no intestino;

– Dr. José Carlos Sadalla: médico ginecologista oncológico e responsável pelo Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo da Faculdade de Medicina da USP. O profissional é especializado em cirurgia robótica;

Veja os principais temas que serão abordados ao longo da programação do I Congresso de Oncologia do Hospital Santa Lúcia:

– Câncer de Endometriose;

– Câncer de Colo de Útero;

– Câncer de Ovário;

– Câncer Gástrico e Esofágico;

– Câncer de Pâncreas;

– Câncer de Próstata Localizada/Localmente Avançada

– Doença Metastática;

– Câncer de Rim e Bexiga;

– Sessão Hematologia;

– Tratamento Sistêmico do Câncer de Mama e Radioterapia;

– O Papel da Mídia no Combate, Tratamento e Prevenção do Câncer;

– Jornalismo em Saúde;

– Diagnóstico do Câncer de Pulmão;

– Desafios e Interdisciplinariedade em Câncer de Mama;

– O Papel da Interdisciplinariedade em Cuidados Paliativos;

– Câncer Colorretal.

I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos @CCR - Centro de Convenções Rebouças
nov 24 – nov 25 dia inteiro

Entre os dias 24 e 25 de Novembro a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) realiza o I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos. O evento, destinado a todos que tem interesse ou trabalham com Cuidados Paliativos, tem o objetivo de trazer diversos assuntos da atualidade para discussão.

Um dia antes do congresso, no dia 23 de novembro, serão realizados sete cursos pré-congresso, entre os temas que serão tratados estão Manejo do sofrimento psíquico em Cuidados Paliativos, Master Class em Pediatria, Panorama da Enfermagem em Cuidados Paliativos, Cuidados Paliativos em pacientes nefrológicos, Procedimentos minimamente invasivos para o controle de sintomas, além do Encontro de lideranças brasileiras e latino-americanas em Cuidados Paliativos realizado pelo renomado médico paliativista argentino Gustavo De Simone

O Congresso terá entre seus palestrantes nomes conhecidos do cenário paliativista brasileiro. Entre os temas que serão discutidos estão Políticas em Cuidados Paliativos: do público ao privado, Ferramentas de diagnóstico e evolução, Modalidades de assistência em Cuidados Paliativos: desafios e oportunidades, Luto não reconhecido do profissional, Decisões compartilhadas e morte digna: o que ajuda e o que dificulta, Pesquisa em Cuidados Paliativos no Brasil: situação atual e principais desafios, Pronto Socorro: Sim, é possível!, Mindfulness: Atenção plena ao sofrimento total, entre outros.

“Fizemos um grande esforço para conseguir reunir assuntos que fazem parte da rotina das equipes de cuidado paliativo aliado ao conhecimento de grandes profissionais”, diz Milena Reis tesoureira da ANCP e membro da comissão executiva do congresso. As inscrições para o I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos já estão abertas.

Oncologista clínica do Hospital Amaral Carvalho apresenta palestra em congresso

A oncologista clínica do Hospital Amaral Carvalho (HAC) Juliana dos Santos de Oliveira Victor será uma das palestrantes. Com o tema “Oncologia e Oncohematologia: como integrar com equilíbrio?”, a médica pretende abordar questões como a prática para aliviar o sofrimento dos pacientes durante tratamentos específicos. “Com base na atuação no HAC, serviço acreditado pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO), sei que é muito importante a interação das equipes o mais precocemente possível para que seja oferecido cuidado contínuo e de qualidade”, adianta.

Entre os assuntos abordados no evento estão as diretrizes de cuidados paliativos no Brasil, luto, dor crônica, abordagens multiprofissionais e discussões de casos clínicos. “Uma oportunidade enriquecedora para os estudantes e profissionais que puderem participar, além de ser um meio de divulgação do trabalho que desenvolvemos no HAC e da especialidade vista, ainda, de forma superficial pela maioria das pessoas. Precisamos falar de cuidados paliativos e sua importância”, destacou Juliana.

V Congresso Internacional Oncologia D’Or @Windsor Convention and Expo Center
nov 24 – nov 25 dia inteiro

Como o Brasil e o restante do mundo podem enfrentar o aumento do número de casos do câncer? Quais são os novos caminhos da medicina para um melhor tratamento e diagnóstico da doença? A incidência do câncer tem crescido a cada ano, fazendo com que a comunidade médica amplie o debate sobre o que pode ser feito para melhorar o cuidado ao paciente oncológico. Esta é a proposta do V Congresso Internacional Oncologia D’Or, maior evento privado de oncologia clínica da América Latina a ser realizado este ano nos dias 24 e 25 de novembro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Organizado pelo Grupo Oncologia D’Or, a quinta edição do congresso irá promover um encontro entre especialistas brasileiros e internacionais para uma discussão sobre os vários segmentos da oncologia. Este ano, a programação científica englobará 17 módulos distintos que contarão com apresentações, discussões de casos de pacientes e debates sobre o atual momento do câncer.

Já na abertura do evento, o oncologista Paulo Hoff, novo presidente do Grupo Oncologia D’Or, fará uma palestra sobre as perspectivas para a oncologia e quais caminhos o Brasil deve seguir para avançar no atendimento oncológico. O especialista também participará do módulo de Pesquisa Clínica, colocando em pauta os novos modelos de pesquisa clínica em oncologia, e do módulo de câncer gastrointestinal, discutindo o tratamento da doença.

O programa deste ano ainda engloba uma sessão especial sobre o cuidado integral ao paciente com câncer, método que visa acompanhar o passo a passo do paciente até o momento da alta, considerada uma das peças fundamentais para o sucesso do tratamento. O fator genético para o desenvolvimento da doença, como a predisposição hereditária, será um dos temas abordados durante o painel, além do tratamento multidisciplinar aos idosos, a paliação da dor e os cuidados especiais com o coração do paciente com câncer.

“A programação científica continuará valorizando a multidisciplinaridade e, este ano, estamos preparando grandes novidades que permitirão uma maior interação entre todos os participantes, tornando o congresso mais inovador e interessante para todos”, explica Daniel Herchenhorn, coordenador do evento.

O especialista explica ainda que haverá um overview de tudo o que aconteceu na oncologia durante o ano de 2017. “A proposta é dividir as apresentações em módulos que abordarão: grandes temas, assuntos controversos e discussões de casos. Como sempre, teremos a participação de vários palestrantes internacionais mundialmente reconhecidos, e palestrantes nacionais de renome nas áreas de diagnóstico, pesquisa e tratamento do câncer”, finaliza o coordenador.

Convidados internacionais

Como nas últimas edições, o Congresso Internacional Oncologia D’Or trará ícones da especialidade, como o americano Javier Magrina, vice-presidente do programa de Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva, Obstetrícia e Ginecologia da Mayo Clinic, no Arizona; o também americano Virgilio Sacchini, cirurgião assistente especializado em câncer de mama do Memorial Sloan-Kettering Center, em Nova Iorque; e Ben Soloman, oncologista do hospital Peter MacCallum Cancer Centre, na Austrália.

Os brasileiros Evandro Azambuja, especialista em câncer de mama do Institut Jules Bordet, na Bruxelas, e André Berger, Professor de Urologia da University of Southern California, e especialista em Cirurgia Robótica Avançada e Laparoscopia, especialmente para câncer de próstata, rim e bexiga, também fazem parte da lista de convidados internacionais. Atualmente, ambos compõem o corpo clínico de importantes instituições fora do Brasil.

nov
25
sáb
2017
V Simpósio de Emergências Cardiológicas @Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
nov 25@7:00 – 18:00

O Simpósio de Emergências Cardiológicas é um curso de atualização que tem como foco capacitar profissionais médicos das especialidades de cardiologia, emergências clínicas, acadêmicos de medicina e para profissionais da saúde que atuam na área de enfermagem cardiológica, oferecendo consistente base teórica, por meio de palestras. O evento abordará a atualização no diagnóstico e tratamento das emergências cardiovasculares, reunindo grandes especialistas no assunto.

Público-alvo

• Profissionais médicos das especialidades: cardiologia e emergências clínicas
• Profissionais da saúde na área de enfermagem
• Residentes e acadêmicos

III Simpósio Einstein de Cardiologia @Hospital Israelita Albert Einstein - Auditório Moise Safra
nov 25@8:00 – 17:30

No dia 25 de novembro acontece o III Simpósio Einstein de Cardiologia. O evento, promovido pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, tem como objetivo abordar de maneira ampla e atualizada os principais avanços da área da cardiologia, combinada com a expertise dos profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein.

Durante o encontro os palestrantes farão abordagens de casos clínicos de forma interativa e ao final de cada caso, amplia-se o debate com os participantes. Entre os temas abordados estão: Síndromes Coronarianas Agudas, Insuficiência Cardíaca, Fibrilação Atrial, Estenose Aórtica, Insuficiência Mitral, Tromboembolismo venoso e Prevenção Cardiovascular (Dislipidemias e Diabetes).

O público alvo são cardiologistas clínicos, médicos intensivistas, clínicos gerais, cirurgiões cardíacos, cardiologistas intervencionistas, residentes de cardiologia, de terapia intensiva e clínica médica, alunos de medicina e equipe multiprofissional.

O uso dos canabinóides no tratamento da dor: atualidades e perspectivas @Associação paulista de Medicina (APM) - Auditório Verde
nov 25@8:30 – 12:00

A Purodiol será patrocinadora, como indústria farmacêutica, do Simpósio que acontecerá na Associação Paulista de Medicina, na cidade de São Paulo (SP), no dia 25 de novembro.

O tema do evento será “O uso dos canabinóides no tratamento da dor: atualidades e perspectivas” e, contará com a presença de importantes médicos palestrantes nas áreas de pesquisa e clinica terapêutica do Canabidiol. Durante o encontro, a Purodiol terá um estande com materiais explicativos e dois consultores científicos que irão esclarecer dúvidas de médicos e profissionais da área.

Atualmente centenas de pacientes no Brasil utilizam o produto, sempre por prescrição médica, principalmente por Neurologistas, Neuropediatras, Psiquiatras, Pediatras etc. O Canabidiol vem sendo utilizado como potente aliado para auxiliar no tratamento de diversas patologias como Epilepsia Refratária, Parkinson, Autismo, Esquizofrenia e Dores Neuropáticas e também nos tratamentos de Fobias/Ansiedade extremas, Síndrome do Pânico, Transtorno Pós-Traumático, Dependência Química e Síndrome de Down, entre outras patologias.

O laboratório Purodiol, localizado na Inglaterra, produz e trouxe ao Brasil o primeiro Canabidiol isolado com alto grau de pureza, isento de THC, tendo óleo de milho grau farma como veículo e produzido em área farmacêutica certificada. Hoje, PURODIOL, pode ser importado legalmente pelos brasileiros de acordo com as condições estabelecidas pela legislação ANVISA de 2015 (RDC 17/2015), atualizada em 2016 (RDC 128/2016).

“O projeto da PURODIOL no Brasil é de longo prazo e, desde o começo, escolhemos a classe médica como nosso principal parceiro nessa trajetória. Acredito que o patrocínio deste evento só reforça essa saudável parceria. Nosso objetivo é prover ao médico segurança na prescrição através de um produto de alta pureza, com dosagens seguras e qualidade farmacêutica”, explica Helder Dário Colmenero de Oliveira, diretor da Purodiol no Brasil.

“Esperamos aproveitar este evento na APM para compartilhar mais informações científicas com os médicos e médicas sobre a segurança e a eficácia do Canabidiol no tratamento de dores e, acima de tudo, compartilhar com todos um dos principais componentes do PURODIOL: confiança”, finaliza Oliveira.

Confira a programação:

8h30 – “Histórico e Farmacologia do Uso Medicinal dos Canabinóides no Tratamento da Dor” – Palestrante: Prof. Dr. Rafael Santos.

9h30 – “Terapia Canabinóides em Contexto Psiquiátrico: Riscos e Potencialidades” – Palestrante: Prof. Dr. Remo Rotella Junior.

10h10 – Coffee Break

10h40 – “Perspectivas para o uso dos canabinóides na dor neuropática” – Palestrante: Prof. Dr. Manoel Jacobsen Teixeira

11h10 – “Canabinóides na dor oncológica: cenário atual” – Palestrante:  Dra. Sandra Caires Serrano

11h40 – Discussão – Moderador: Dr. Rogério Adas Ayres de Oliveira

nov
27
seg
2017
Seminário de Gestão em Saúde: “O futuro da saúde está em nossas mãos” @Casa Opus Vaca Brava
nov 27@8:30 – 12:00

Em um ambiente altamente competitivo, orientado para o mercado, aprendemos a ser líderes visionários, transformadores e eficazes em meio à profunda e rápida mudança na tecnologia, economia, ética, finanças, política e gestão, em um mercado que movimenta no Brasil R$ 424 Bilhões, ou seja, 8% do PIB. No Estado de Goiás, movimenta aproximadamente R$ 1,5 Bilhão/Ano.

Na vanguarda da transformação do Sistema de Saúde no Brasil, a The1 e a Ahpaceg (Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás) realizarão em Goiânia (GO), no dia 27 de novembro, o Seminário de Gestão em Saúde, com a temática “O futuro da saúde está em nossas mãos”.

Os palestrantes serão a goiana Janete Vaz, Co-Fundadora do Sabin, um dos maiores Grupos de Medicina Diagnóstica no Brasil, que irá compor o palco com Paulo Ishibashi, diretor de Relações com o Mercado do Hospital Sírio Libanês em São Paulo, Emerson Bueno, executivo da IBM Brasil e Daniel Greca, sócio da KPMG responsável pelo setor de saúde desta Big Four, para um evento exclusivo com um grupo seleto de convidados.

nov
29
qua
2017
XVII Congresso Brasileiro de Qualidade em Saúde @Associação Paulista de Medicina (APM)
nov 29@8:30 – nov 30@17:30

Com o objetivo de incentivar os profissionais e instituições a disseminar e manter a cultura da qualidade no setor saúde, nos dias 29 e 30 de novembro será realizado o XVII Congresso Brasileiro de Qualidade em Saúde. O evento, que ocorrerá na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), em São Paulo (SP), tem como proposta apresentar a metodologia de gestão do Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH).

De acordo com Andrea Nascimento, administradora, especialista em Gerência de Serviços de Saúde, mestre em Saúde Coletiva, membro do Núcleo Técnico do CQH e coordenadora do Núcleo de Apoio a Gestão Hospitalar (Nageh), a programação foi elaborada de forma a dar ênfase ao modelo de gestão do CQH. “Durante o Congresso, discutiremos todos os critérios do modelo, apresentando cases, boas práticas e principalmente trazendo à tona questões práticas para quem quer conhecer, implantar ou aprimorar o modelo na sua instituição”, adianta.

Os palestrantes serão profissionais renomados em suas áreas de atuação, especialistas e gestores  que trarão real contribuição e aprendizado para médicos, enfermeiros, profissionais da saúde em geral, administradores e gestores.