Eventos

Calendário de eventos

jul
24
seg
2017
4º Curso Básico de Oncologia (CBO)
jul 24 – jul 28 dia inteiro

O Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú (SP), realiza o 4º Curso Básico de Oncologia (CBO) para estudantes de medicina no período de férias escolares. Mais de 70 jovens de todo o país participaram das edições anteriores.

Destinado a alunos do 3º ao 5º ano de medicina, o curso tem aulas ministradas por profissionais de renome da instituição de diferentes áreas, como transplante de medula óssea, urologia, cancerologia clínica e cirúrgica, hematologia e pediatria.

Oportunidade de acompanhar de perto a rotina das unidades ambulatoriais e enfermarias do hospital oncológico de referência, o CBO será entre os dias 24 e 28 de julho. “As vagas são limitadas, portanto, será analisado o currículo de cada candidato para a seleção”, explica o responsável pela organização, o hematologista Mair Pedro de Souza.

De acordo com o médico, o curso foi elaborado para possibilitar aos estudantes, preferencialmente os indicados pelas ligas acadêmicas de oncologia ou relacionadas à especialidade, conhecimentos específicos. “Recebemos alunos de mais de 10 estados brasileiros e queremos ampliar nossa abrangência”, comenta e destaca “Temos avaliações muito positivas sobre os educadores e as atividades. Muitos insistem em participar pela segunda vez”.

Os interessados devem baixar a ficha de inscrição no site do hospital e enviá-la preenchida aos e-mails dds.aurea@amaralcarvalho.org.br e dds.elizete@amaralcarvalho.org.br, até o dia 7 de julho. Os candidatos devem anexar também a grade de ensino das disciplinas cursadas. A lista dos estudantes classificados será divulgada no site, no dia 10 de julho.

jul
25
ter
2017
Emergências Médicas: Emergências em Cirurgia Oncológica @Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) - Centro de Convenções Irmã Mathilde
jul 25 dia inteiro

Já estão abertas as inscrições para o terceiro módulo do curso de Emergências Médicas, oferecido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), do Rio de Janeiro (RJ), para médicos e estudantes de Medicina. Programadas para os meses de julho e agosto, as aulas vão abordar temas ligados à cirurgia e à urologia.

Nos dias 11 e 25 de julho, os temas discutidos serão Abdome Agudo e Emergências em Cirurgia Oncológica, respectivamente. Já nos dias 15 e 29 de agosto, as palestras serão sobre Hemorragia Digestiva Alta e Baixa e Emergências Urológicas.

Ministrada pelo chefe do serviço de Cirurgia Hepatobiliar do HSVP, Douglas Bastos, a primeira palestra abordará a dor abdominal aguda, ou seja, aquela que se inicia de forma rápida e inesperada. “Essa é uma das queixas mais frequentes dos pacientes nas emergências médicas e pode ser um sintoma relacionado à diversos diagnósticos, como por exemplo, apendicite aguda ou colecistite”, explica o médico, que é membro da comissão científica do Centro de Estudos do HSVP.

Segundo Bastos – que tem título de especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e mestrado pelo Centro de Ciências da Saúde do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein –, as aulas do curso de Emergências Médicas promovem o debate acerca dos temas que são as maiores demandas das grandes emergências. “Ao abordar esses assuntos por profissionais com grande experiência e que atuam no dia a dia do HSVP, colocamos alunos e médicos recém-formados em contato com uma prática assistencial de excelência e atualizada. Dessa forma, temos um espaço valioso para atualização e debate, além da oportunidade de expormos situações práticas e dúvidas cotidianas”, completa Bastos.

Vagas limitadas!

jul
26
qua
2017
Visão integrada sobre o processo de desospitalização – Os desafios da equipe multidisciplinar na atuação do planejamento de alta hospitalar @BP Mirante - 1º andar (Auditório)
jul 26@8:00 – 12:15

Como lidar com a insegurança dos familiares no momento de planejar a alta de um cliente que ainda apresenta alguma dependência clínica ou que passou um longo período internado? Como garantir que a transição do hospital para casa seja segura e tranquila?

Essas são algumas das questões que estarão em debate durante o fórum Visão Integrada Sobre o Processo de Desospitalização, organizado pela BP Educação e Pesquisa, unidade da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo dedicada às atividades de ensino da organização, e que irá reunir em 26 de julho, em São Paulo (SP), renomados especialistas para debater os desafios das equipes multidisciplinares na atuação do planejamento da alta hospitalar.

Felipe Reis, mestre em Tecnologias e Atenção à Saúde pela Unifesp e médico do Núcleo de Apoio e Planejamento da Alta da BP, será o moderador da mesa redonda que contará com a presença de Walter Lyrio do Valle, coordenador de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e assessor da Diretoria Executiva do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O fórum contará ainda com um simpósio satélite que terá o professor-adjunto de Geriatria e doutor em Medicina Interna e Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), João Toniolo Neto, como palestrante. Já a geriatra do Hospital Santa Marcelina e preceptora da residência em geriatria da Unifesp, Alessandra Rodrigues Fiuza, será a palestrante do painel Pacientes Complexos: Como Receber em Casa”.

Tendência mundial

Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa já existe a cultura de que o leito hospitalar não deve ser destinado ao tratamento de doentes crônicos, mas sim para aqueles que enfrentam a fase aguda de uma doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e hipertensão, cujo tratamento não necessariamente requer internação, já atingem 40% da população adulta brasileira (cerca de 58 milhões de pessoas).

No Brasil, com aumento da expectativa de vida da população e, consequentemente, do número de clientes crônicos, a desospitalização dentro do processo de gestão de leitos hospitalares também se tornou um fator fundamental para a manutenção da qualidade da assistência em saúde bem como para a segurança do próprio cliente.

jul
27
qui
2017
Curso Prático de Artroscopia – Articulação Temporomandibular (ATM) @Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP
jul 27 – jul 29 dia inteiro

O Curso Prático de Artroscopia – Articulação Temporomandibular (ATM) terá sua 3ª edição realizada de 27 a 29 de julho. A artroscopia, dentre as terapêuticas de desarranjos internos da ATM, exige dos profissionais um aprendizado específico, para se familiarizarem com o uso dos instrumentos e também desenvolverem habilidades na visualização das estruturas articulares.

O curso, que também tem coordenação do cirurgião bucomaxilofacial Hélcio Yogi Ono, capacitará os alunos na prática intensiva, com o uso de manequins que simulam as estruturas da ATM. Além disso, poderão vivenciar técnicas cirúrgicas com o uso do artroscópio.

Inscrições até 17/07.

Informações: iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/curso-teorico-pratico-de-artroscopia-articulacao-temporomandibular-atm

I Fórum sobre Nanotecnologia em Radioterapia @AHERJ - Auditório
jul 27 dia inteiro

A AHERJ – Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro através do Centro de Estudos e de Desenvolvimento Profissional em Saúde, irá realizar no dia 27 de julho I “Fórum sobre Nanotecnologia em Radioterapia”.

O evento que conta com o apoio da Federação Brasileira de Hospitais e da Associação Brasileira de Enfermagem | Seção Rio de Janeiro é destinado à Gestores de Clínicas de Oncologia, Médicos e Enfermeiros especialistas na área de radioterapia – oncologia.

As vagas são limitadas.

jul
28
sex
2017
44º Congresso Paranaense de Cardiologia @Four Points Sheraton
jul 28 – jul 30 dia inteiro

 

Curitiba (PR) recebe nos dias 28 e 29 de julho o 44º Congresso Paranaense de Cardiologia. Com novo formato e sessões específicas, o evento tem como objetivo ajudar os cardiologistas a terem mais informações para resolver os dilemas da prática cardiológica cotidiana. “Vamos privilegiar a cardiologia de consultório e discutir temas como a cardio-oncologia e cardio-metabolismo. Também haverá a sessão ‘Pergunta do Sócio’, com questões enviadas pelos associados à SPC”, explica o presidente do 44º Congresso, Dr. Silvio Barberato. “Esperamos estudantes, residentes, clínicos e cardiologistas para preciosos momentos de aprendizado e congraçamento”, diz o presidente da SPC, Dr. Gerson Luiz Bredt.

Informações e inscrições: congresso.prcardio.org

jul
29
sáb
2017
Curso de Suporte Básico de Vida @Hospital Leforte Liberdade - Auditório
jul 29@8:00

Preocupado com a promoção da assistência médica adequada e com tempo menor de atendimento, o Hospital Leforte, por meio do Leforte Ensino e Cultura, abre hoje inscrições para o curso de Suporte Básico de Vida (BLS). Credenciado pela American Heart Association, o treinamento ocorrerá em 29 de julho em São Paulo (SP), tem duração de oito horas e oferece aperfeiçoamento das manobras de ressuscitação cardiopulmonar em bebês, crianças e adultos. As vagas são limitadas.

O Programa de Suporte Básico de Vida – Basic Life Support – é um curso teórico prático oferecido para profissionais médicos e tem como principal objetivo o aperfeiçoamento das técnicas de manobra para ressuscitação por meio do uso de desfibrilador externo automático (DEA), desobstrução da via aérea e a ventilação com dispositivos de barreira e com bolsa-valva-máscara.

O valor da inscrição inclui material didático, provas teóricas e práticas e certificação internacional emitida pela American Heart Association, além dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, por exemplo.

ago
2
qua
2017
XXI Congresso de Reprodução Assistida @Hotel Pullman Vila Olímpia
ago 2 – ago 5 dia inteiro

O XXI Congresso de Reprodução Assistida acontece em São Paulo (SP), de 2 a 5 de agosto próximo. É o mais importante e completo acontecimento brasileiro dessa área da Medicina, que muito avançou e se desenvolveu, permitindo que casais antes considerados inférteis hoje possam ter filhos.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, o evento conta com a presença dos mais renomados especialistas no tema do Brasil e do mundo. Serão apresentados estudos, pesquisas, novos tratamentos e técnicas, além de cases que comprovam o sucesso cada vez maior da Reprodução Assistida.

O presidente do congresso, Edson Borges Jr. afirma que “a comissão científica  preparou um programa atrativo, que abrange os principais temas da nossa área de atuação. Temos a oportunidade de contar com palestrantes  nacionais e internacionais que abrangerão tópicos de atualização, de controvérsias e do futuro da Reprodução Assistida. Teremos também Cursos Pré-congresso, Cursos Práticos, Workshops em Embriologia, Psicologia e Enfermagem”.

Além disso, profissionais da área inscreveram vários trabalhos, dos quais os três melhores, escolhidos pela Comissão Científica, serão premiados.

Haverá ainda uma sessão interativa, aberta ao público, que além da inscrição, para participar, deverão levar 1Kg de alimento não perecível. Sua programação visa responder aos principais questionamentos e dúvidas que a população tem sobre o tema:

Momento de Diálogo: Reprodução Assistida, Saúde e Sociedade (02/08)

Coordenação: Deborah Ciocci – Juíza Titular da 3a Vara da Família e Sucessões do Foro Regional do Jabaquara, Tribunal de Justiça de São Paulo, atualmente lotada na assessoria da Presidência da Seção de Direito Público. Foi Conselheira do Conselho Nacional de Justiça- Biênio 2013-2015 e coordenadora do Fórum Nacional Da Saúde do CNJ. Possui doutorado pela Universidade de São Paulo co m o tema “Direito Penal e Reprodução Assistida”. É docente da Associação Instituto Sapientiae.

Relações Humanas (Médico-paciente) – Identificando emoções – Professor Paulo Sergio de Camargo (Mestre, escritor, especialista em linguagem não verbal e RH, grafólogo)

A Reprodução Humana Assistida: Onde estamos? Professor Dr. Edson Borges Jr. – Médico graduado em Campinas (UNICAMP). Doutor em Urologia, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Ginecologia, na Universidade Estadual Paulista (UNESP). É Sócio Fundador do Fertility Medical Group e Diretor Científico do Instituto Sapientiae – Centro de Estudos e Pesquisa em Reprodução Assistida. Vice-Presidente da RedLara (Rede Latino Americana de Reprodução Assistida).

Lançamento da Campanha – Gravidez: O Tempo não para – Dra. Hitomi Miura Nakagawa – Ginecologista, com formação em Fertilização Assistida e Endoscopia Ginecológica pela Tohoku University School of Medicine, Sendai, Japão. Especialista em vídeo-laparoscopia e vídeo-histeroscopia p ela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), gestão 2016-2017.

O Registro de crianças nascidas com técnicas de reprodução assistida – Professor Marcelo Salarolli de Oliveira – Titular de Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Jacareí-SP – Mestre em Direito pela Unesp e Bacharel em Direito pela USP

SESSÃO INTERATIVA: Reprodução Humana Assistida – Desdobramentos Sociais, Médicos e Jurídicos – Perguntas e respostas para os temas discutidos.

ago
3
qui
2017
XV Congresso Paulista de Terapia Intensiva (COPATI) @Campos do Jordão Convention Center
ago 3 – ago 5 dia inteiro
Introdução ao uso do sistema DRG – Qualidade da Documentação Clínica e Modelos de análise de desempenho baseados em informações de DRGs @Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
ago 3 dia inteiro

Curso totalmente voltado para a utilização do sistema APR DRG (Diagnosis Related Group).

Dinâmica da Atividade: 
Ensino dinâmico, com palestras, foco na melhoria da documentação clínica, conjunto mínimo de dados, experiência em software de codificação e manipulação do banco de dados com exemplos de DRG.

Principais Temas: 
 Aprimoramento da documentação clínica
 Operação Sistema APR DRG