Eventos

Calendário de eventos

set
25
seg
2017
Conferência Internacional RADIO 2017 @Centro de Convenções de Goiânia
set 25 – set 29 dia inteiro

Em memória aos 30 anos do acidente com o Césio 137, a Conferência Internacional Conjunta RADIO 2017, reúne em Goiânia (GO), de 25 a 29 de setembro, especialistas em radioproteção de vários países. A abertura solene ocorrerá no dia 25, às 17h, no Auditório Lago Azul, com a presença do governador Marconi Perillo; do secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela; do prefeito de Goiânia, Íris Rezende.

Também confirmaram presença o secretário da Saúde da época, Antônio Faleiros e Halim Girade, primeiro presidente da Fundação Leide das Neves (FunLeide) – que farão uma sessão técnica logo após a solenidade – bem como especialistas que atuaram ou atuam no processo de radioproteção da América Latina.

A RADIO 2017 terá o tema “Goiânia 30 Anos Depois – Compartilhando Experiências”, que relembra o acidente radiológico com césio 137, ocorrido em setembro de 1987 em Goiânia. Este é considerado até hoje o caso mais impactante de dispersão de uma fonte radioativa sobre uma cidade, incluindo todos os efeitos sociais e psicossociais, associados aos efeitos da radiação.

A Secretaria de Estado da Saúde participa da Conferência RADIO 2017 com todo o corpo de profissionais do C.A.RA, do Centro Pesquisas Leide das Neves e da Vigilância em Saúde (Suvisa), tanto na exposição de palestras e mesas científicas como congressistas.

“A experiência desses profissionais é única  e será um ponto alto da Conferência, pois atuaram na contenção do acidente e muitos ainda atuam no monitoramento dos radioacidentados”, explica o secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela. A SES-GO terá um estande com equipe do C.A.RA e Conecta SUS, demonstrando o trabalho de assistência, pesquisas e acervo fotográfico.

Organização – A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é a promotora da RADIO 2017, em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica, Comissão Nacional de Energia Nuclear. Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia, Associação Brasileira de Ensaios Não-Destrutivos e várias empresas e profissionais ligados ao setor radiológico e nuclear do Brasil e do mundo. O evento é composto pelo V Congresso Brasileiro de Radioproteção, VI Congresso de Proteção contra as Radiações dos Países de Língua Portuguesa, VII Congresso Internacional de Proteção Radiológica na Indústria, além de uma feira de exposição de produtos de radioproteção e dosimetria.

Conferência Internacional RADIO 2017

Data e Hora:  25/09/2017 às 17 hs – Abertura Solene

26/09 às 10h30: Mesa Goiânia e Lições Aprendidas – Mediadora Maria Paula Curado (AC Camargo)

27/09 às 10h30:  Mesa “Aspectos iniciais e de longo prazo dos cuidados médicos no acidente radiológico de Goiânia” – Mediadores Nelson Valverde (consultor) e Irani Ribeiro (SES-GO)

27/09 às 13h45: Mesa “Abordagem multiprofissional de saúde para radioacidentados – Mediadores Quimarques Cassemiro Santos (SES-GO) e André Luiz de Souza (Diretor C.A.RA)

29/09 às 8h30: Mesa “Situação Radioacidentados –Como está Goiânia hoje?” – Mediadores Marcos do Amaral (SBR) e Irani Ribeiro (SES-GO)

Curso de Iniciação – Procedimentos Endoscópicos das Vias Biliares e Pâncreas @Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
set 25 – set 26 dia inteiro

O curso é voltado para o médico endoscopista que pretende iniciar-se ou aprimorar-se nos procedimentos endoscópicos da via biliar e pancreática.

O enfoque, é dado à prática em laboratório e procedimentos em pacientes tutorados pelos especialistas responsáveis.

Objetivos do curso:

Cognitivos
• Indicar e possuir familiaridade com os procedimentos diagnósticos e terapêuticos; realizados por via endoscópica nas vias biliopancreáticas;
• Conhecer os equipamentos e materiais usados nestes procedimentos.

Psicomotores
• Manusear os equipamentos e materiais usados para endoscopia diagnóstica e terapêutica nas vias biliopancreáticas utilizando-os em modelos (ex-vivo e simulador desenvolvido no serviço);
• Realizar procedimentos endoscópicos terapêuticos em modelos;
• Realizar, tutorado por um responsável, procedimentos endoscópicos nas vias bilio-pancreáticas em pacientes selecionados e de acordo.

set
26
ter
2017
4º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer @WTC | Events Center
set 26 – set 27 dia inteiro

Nos dias 26 e 27 de setembro, em São Paulo (SP), acontece o 4º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer. O objetivo será discutir a política nacional de prevenção e controle do câncer, salientando os desafios para sua implementação nos 315 hospitais públicos que atendem pacientes com câncer no país.

Aproximadamente 3.500 líderes do seguimento participarão, entre eles: gestores, médicos, profissionais da saúde, sociedades científicas, ONGs, ativistas, advogados e jornalistas atuantes na Oncologia.

Os temas estão estruturados em cinco principais pilares: prevenção, tratamento, gestão, financiamento e inovação. Todos os debates serão moderados por renomados jornalistas.

O evento é parte do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, idealizado pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), em parceria com mais de 50 entidades de apoio ao paciente, e objetiva influenciar as políticas na área de Oncologia e acelerar a promoção da saúde.

51º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) @Palácio das Convenções do Anhembi Parque
set 26 – set 29 dia inteiro

Estão abertas as inscrições para o 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), que ocorre entre os dias 26 e 29 de setembro, em São Paulo. As inscrições antecipadas com desconto para o evento devem ser feitas pela internet dentro de dois prazos diferentes: 15 de junho e 18 de agosto. Depois da última data, o congressista deve fazer inscrição no local a partir de 25 de setembro, com valor total.

O tema central do 51º CBPC/ML é “A Medicina Laboratorial na assistência à saúde”. De acordo com o presidente do congresso, Dr. Gustavo Campana, o evento buscará discutir “o papel da patologia clínica na assistência à saúde e os laboratórios como uma fonte importante de informação e auxílio aos clínicos, otimizando os recursos diagnósticos e melhorando os desfechos clínicos”, aponta. Em relação à gestão em saúde, Campana afirma que “o congresso propõe abordagens sobre os principais pilares de gerenciamento aplicado aos laboratórios, como estratégia, operações e pessoas”.

A programação preliminar do evento já foi divulgada e contempla discussões sobre como a Medicina Laboratorial pode influenciar a segurança do paciente, a saúde da mulher e do homem, além dos avanços nos diagnósticos de arboviroses (doenças transmitidas por insetos), nos hemogramas e nos testes de sensibilidade, a padronização do fim do jejum para lipoproteínas e métodos de diagnósticos para distúrbios como intolerância à lactose e alergias alimentares. Veja esses e outros destaques no site do 51º CBPC/ML: www.cbpcml.org.br.

Inscrições

Assim como nos dois anos anteriores, o 51º CBPC/ML ocorre concomitantemente ao 3º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (CBIL). Para participar dos dois eventos, existem seis categorias de inscrição: Associado SBPC/ML Pessoa Física, Associado SBPC/ML Pessoa Jurídica, Não associado, Estudante da área da Saúde, Residente em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e Estrangeiro.

Quem deseja assistir exclusivamente ao 3º CBIL pode inscrever-se apenas neste congresso, nas seguintes categorias: Associado SBPC/ML Pessoa Física, Associado SBPC/ML Pessoa Jurídica, Não associado, Estudante da área de Saúde ou de Tecnologia da Informação (TI) e Estrangeiro.

Mais informações podem ser encontradas no site congresso.sbpc.org.br/2017

set
27
qua
2017
Curso de Reparo de Hérnia Inguinal @Johnson & Johnson Institute
set 27 dia inteiro

A Fundação Robert Wood Johnson, com o apoio do Johnson & Johnson Institute, oferecerá vagas para treinamentos voltados a cirurgiões gerais por meio do curso de reparo de hérnia inguinal.

O curso terá a duração de um dia (8 horas) e será oferecidos a preço de custo entre os meses de setembro e outubro, em São Paulo (SP). Ministrado pela equipe de Educação Profissional da Johnson & Johnson em formato de workshop, o tema deve introduzir os participantes nas técnicas de correção de hérnia inguinal. “A ideia é beneficiar o sistema de saúde, com médicos capacitados nas mais novas tecnologias disponíveis”, afirma Marcos Fujihara, Gerente Sênior Regional de Educação Continuada.

Os interessados devem ser cirurgiões gerais, com alguma experiência na área do curso escolhido e que queiram aprimorar a técnica abordada. “O médico irá identificar casos, compreender os instrumentais e materiais disponíveis no mercado, trocar informações a partir de mesas redondas, vídeos, simuladores e laboratórios hands on. Eles sairão com os conhecimentos reforçados, o que vai impactar positivamente no tratamento dos pacientes. Este é o maior compromisso da nossa área de Educação Profissional”, destaca Fujihara.

 

Parada Respiratória @Centro de Simulação e Pesquisa São Camilo
set 27@14:00 – 21:30

No dia 27 de setembro, o Centro de Simulação e Pesquisa da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, oferecerá um curso de Parada Respiratória, que será ministrado no período da tarde, das 14h às 17h, e à noite das 18h30 às 21h30, no bairro da Pompeia, em São Paulo (SP).

O curso tem como objetivo instrumentalizar o profissional para o atendimento à parada cardiorrespiratória de pacientes adultos. Os eventos são voltados aos profissionais de saúde e estudantes. As inscrições deverão ser feitas até o dia 20 de setembro.

Sepse: detecção precoce e manejo clínico @On-line
set 27@14:00

Detecção Precoce e Manejo Clínico da Sepse é o assunto que será abordado no webinar Proqualis/Fiocruz, que acontecerá no dia 27 de setembro. A palestra será apresentada pelo Dr. Andre Luis Negrão Albanez, Diretor Médico do Hospital São Luiz Morumbi da Rede D’Or. A sepse é um problema grave de saúde e por isso, em maio deste ano (2017) a organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a sepse entre as prioridades de saúde mundiais e publicou o documento “Melhora da prevenção, diagnóstico e tratamento da sepse”.

O grande desafio para o combate à Sepse nos serviços de saúde é a identificação rápida da doença e o tratamento adequado. Dados divulgados pelo Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS) impressionam; estimando-se cerca de 670 mil casos no Brasil por ano. A maioria dos casos refere-se a pacientes atendidos em serviços de urgência e emergência. Segundo o ILAS, a letalidade por sepse de pacientes provenientes desses serviços de instituições públicas brasileiras é de 51,7%.

Albanez falará sobre estratégias para prevenção e tratamento da Sepse através da implementação de Protocolo da Sepse da Rede D’Or. Abordará também o desafio de treinamento das equipes para identificar precocemente a doença e oferecer o tratamento adequado, no momento adequado e salvar vidas.

Para ter acesso ao webinar, acesse o Portal Proqualis, onde será disponibilizado o link para participação, na data e horário do evento, ou assista pela transmissão ao vivo pela página do Proqualis no Facebook.

Saiba mais sobre a Sepse:

Especial Proqualis sobre o Dia Mundial da Sepse (13 de setembro): proqualis.net/video/dia-mundial-da-sepse

set
28
qui
2017
XXI Congresso Brasileiro de Nutrologia @Centro de Convenções Frei Caneca
set 28 – set 30 dia inteiro

São Paulo receberá, no mês de setembro, importantes médicos e especialistas em saúde nacionais e internacionais, especializados em nutrologia e comportamento alimentar, para a 21º edição do Congresso Brasileiro de Nutrologia. O evento, que será realizado em 28, 29 e 30 de setembro, é organizado pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e promoverá discussões sobre os principais assuntos relacionados à saúde nutrológica, com a apresentação de análises, pesquisas, estudos e casos clínicos.

“O Congresso é um importante evento, pois permite a atualização do conhecimento e o compartilhamento de experiências entre os médicos nutrólogos, no que refere às mais variadas áreas da saúde, ligadas à boa alimentação e aos problemas suscetíveis aos maus hábitos alimentares”, afirma o médico nutrólogo e presidente da ABRAN, Dr. Durval Ribas Filho.

Serão mais de 60 simpósios sobre temas como: obesidade, síndrome metabólica, obesidade infantojuvenil, nutrição pediátrica, nutrição enteral e parenteral, distúrbios alimentares, nutrologia esportiva, dietas da moda, micronutrientes, estresse oxidativo, doenças gastrointestinais, microbioma, nutrogeriatria, entre outros.

Já confirmaram presença médicos renomados, como o anestesiologista norte-americano Paul Wischmeyer, que possui um dos estudos mais recentes sobre o microbioma, publicado em 2016, no portal da Wolters Kluwer, empresa holandesa que é referência em atualização da saúde. Além dele, também estarão presentes membros e diretores de diversas associações de países como Chile, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos e Argentina.

set
30
sáb
2017
Curso de Habilidades Práticas em Medicina Intensiva @Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
set 30 – out 1 dia inteiro

O curso tem sido um sucesso desde seu início há quatro anos, sempre com turmas lotadas e altamente recomendado pelos alunos que o realizam.

A programação é baseada na interação eminentemente prática dos instrutores e alunos com os equipamentos e habilidades mais necessárias no dia a dia do intensivista.

Ao seu término o aluno é capaz de entender a monitorização hemodinâmica, ajustar o ventilador mecânico de um paciente grave e realizar a punção de acesso venoso central, entre outras aptidões.

Diferenciais:
– Curso totalmente voltado para o aprendizado de forma prática
– Corpo docente referência na área
– Interação do aluno com os procedimentos e habilidades necessárias para um médico intensivista.

Público-alvo:
Médicos, acadêmicos e residentes de medicina.

Simpósio de Oncologia em Uberlândia @Center Convention – Complexo Center Shopping
set 30 dia inteiro

A oitava edição do Simpósio de Oncologia em Uberlândia, que acontece em 30 de setembro com realização do Centro Oncológico do Triângulo (COT), terá uma novidade cultural neste ano. O ator Gustavo Mendes, que se transformou em um fenômeno nas redes sociais e na mídia, com a interpretação de um personagem inspirado na ex-presidente Dilma, irá apresentar o seu show com muito humor e diversão para finalizar o evento que terá a participação de palestrantes de renome nacional e muita interação entre profissionais da área da saúde em busca de informações e aperfeiçoamento.

A ideia de inserir uma apresentação cultural para encerrar as atividades, que irão oferecer muitas novidades e discussões sobre os principais temas multidisciplinares relacionadas à oncologia, tem o objetivo de incentivar a maior interação entre os participantes em um ambiente descontraído, como explica a oncologista e diretora do COT, Valéria Ribeiro. “Como acontece tradicionalmente o Simpósio oferecerá mais uma vez uma grande oportunidade para ampliar conhecimentos e tratar os principais temas da área, como a onco-hematologia, uro-oncologia, gastrointestinal, pulmão e saúde da mulher. Depois de um dia de acesso a muitas informações, queremos oferecer aos participantes um momento de descontração, integração e interação de forma divertida com esta atração especial que é o Gustavo Mendes. Esta será uma forma diferente e muito agradável de encerrar mais esta maratona de conhecimentos”, destaca a diretora.

O Simpósio de Oncologia em Uberlândia é exclusivo para médicos oncologistas e de outras áreas, demais profissionais de saúde e estudantes com interesse em se inteirar das últimas novidades em tratamento oncológico, sempre com abordagem multidisciplinar, humana e com foco no paciente. As vagas são limitadas com preenchimento pela ordem de entrega do comprovante do pagamento da inscrição, que tem o investimento entre R$ 50,00 e R$ 90,00. No dia do evento, o credenciamento será feito apenas mediante a apresentação do documento. No caso dos médicos será exigido o CRM, sendo que os demais profissionais da saúde devem apresentar documento que comprove sua atividade profissional e os estudantes um comprovante de matrícula em instituição de ensino.