Eventos

Calendário de eventos

fev
23
sex
2018
O Diagnóstico em Endocrinologia e Metabologia @Hotel Intercontinental São Paulo
fev 23@8:30 – 19:30

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, em parceria com a SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e com o CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem realizam no dia 23 de fevereiro o simpósio “O Diagnóstico em Endocrinologia e Metabologia”, em São Paulo (SP).

O evento, reunirá especialistas das duas sociedades em conferências, mesas-redondas e debates abertos ao público. Segundo o presidente da SBPC/ML, o patologista clínico Wilson Shcolnik, “A parceria entre estas três instituições para realização deste evento é uma iniciativa ímpar”. Para Alex Galoro, patologista clínico e membro da comissão organizadora, “o evento é diferenciado pois irá abordar as principais patologias, quadros clínicos e formas de diagnóstico tanto de imagem quanto laboratorial”.

As vagas são limitadas, as inscrições já estão abertas podem ser feitas até o dia 9 de fevereiro através do site da SBPC/ML, onde também está a programação completa.

fev
27
ter
2018
II Simpósio de Controle da Dor: analgésicos mais utilizados @BP Mirante - Auditório
fev 27@20:00 – 21:30

No dia 27 de fevereiro, o BP Mirante, unidade hospitalar premium da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo promove o II Simpósio de Controle da Dor: Analgésicos Mais Utilizados. O objetivo do encontro é gerar um ambiente de debate e aprendizado acerca do controle da dor.

Entre os assuntos debatidos no evento está a atualização no uso de analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides (Aine) que será tratada em painel conduzido pelo médico Felipe Chiodini Machado, coordenador do Serviço de Controle de Dor do Hospital BP, unidade hospitalar da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Num segundo momento do evento, Áquila Lopes Gouvêa, enfermeira do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) trará luz ao tema uso consciente das medicações que costumeiramente são apontadas como “se necessário” nas prescrições médicas.

O evento é destinado a médicos, residentes, estudantes de Medicina e equipe multidisciplinar. As inscrições vão até o dia 24 de fevereiro e podem ser feitas pelo site.

Confira a programação:

• 20h: Abertura
• 20h05: Atualização no Uso de Analgésicos e Aine em Clientes com Dor – Felipe Chiodini Machado
• 20h45: Uso Consciente das Medicações “Se Necessário” na Prescrição – Áquila Lopes Gouvea
• 21h30: Coquetel

mar
8
qui
2018
1º Simpósio de Trauma do CHN – Complexo Hospitalar de Niterói @H Niterói Hotel
mar 8@8:00 – 17:30

Já estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio de Trauma do CHN – Complexo Hospitalar de Niterói (RJ), que será realizado no dia 8 de março. O evento contará com a participação internacional do Dr. Antônio Marttos, cirurgião de trauma e professor na Universidade de Miami, nos Estados Unidos.

Voltado para especialistas, profissionais da área, técnicos e equipe de atendimento pré-hospitalar, o simpósio tem o apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), e tem como objetivo promover um debate sobre os principais temas e abordagens no atendimento de vítimas de traumas. Entre os assuntos estão: catástrofes e grandes eventos, trauma raquimedular, trauma em imagens, atendimento inicial, trauma de extremidades, entre outros.

Estudos comprovam que o risco de morte de um paciente traumatizado é 25% menor quando ele é atendido em um hospital com serviços e equipe especializados.  Segundo Helio Machado Vieira Jr., coordenador médico do Centro de Trauma do CHN, é importante realizar eventos como este, pois promovem o debate da doença, uma vez que 47% das mortes no mundo, entre pessoas de 1 a 46 anos, é decorrente de lesões por trauma.

“A troca de experiências multidisciplinares é fundamental para o melhor atendimento dos doentes traumatizados no Brasil e ao realizar este simpósio, o CHN reforça o compromisso com o desenvolvimento científico e com a especialização do atendimento ao paciente politraumatizado, tendo em vista que somos o único hospital da Região Norte-Leste Fluminense com um centro de trauma e equipe formada por cirurgiões gerais, ortopedistas, cirurgiões torácicos, vasculares, plásticos, neurocirurgiões e toda a estrutura de um hospital de grande porte para atendimento de forma integral”.

mar
9
sex
2018
VIII Simpósio de Medicina Esportiva @Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) - Salão Nobre
mar 9 – mar 10 dia inteiro

A Associação Atlética Acadêmica Carlos Henrique Sampaio de Almeida (AAACHSA), em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e o Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri), anuncia o início das inscrições para o VIII Simpósio de Medicina Esportiva da Unesp de Botucatu. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de março e conta com a orientação do professor Roberto Carlos Burini, do Departamento de Saúde Pública da FMB e do CeMENutri.

O simpósio contará com a participação de diversos palestrantes (Nemi Sabeh, Diego Andriello, Irineu Loturco, Júlio Mariano, Jorge Colombo e Flávia Rocco), abordando temas que tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre medicina esportiva e atualizar os profissionais da área, trazendo à tona a discussão de assuntos associados a prática esportiva, como nutrição, ortopedia e psicologia. Algumas das temáticas que serão debatidas em palestras e mesas-redondas são: “Cuidando da Saúde e do Rendimento Atlético da Equipe”; “Médico na Equipe de Saúde ou na Equipe Técnica?”; “Otimizando o Rendimento Esportivo”; “Ambientes Apropriados para Capacitação do Médico do Esporte”; “Reabilitando o Atleta”; entre outros.

O evento será dividido em períodos. No dia 9, será das 18h às 22h, e no dia 10, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O cronograma de cada período será divulgado em breve. Além disso, haverá emissão de certificado online para todos os participantes.

mar
12
seg
2018
SAHE – South America Health Exhibition @Centro de Eventos Pro Magno
mar 12 – mar 15 dia inteiro

Com sucesso e êxito em sua primeira edição, que ocorreu em março de 2017, a South America Health Exhibition – SAHE, anuncia novidades para o evento em 2018, tanto em programação e formato. A feira é idealizada por grupo de empresários com mais de 20 anos de experiência no segmento de feiras do setor médico hospitalar. A SAHE continua sendo preparada para um público qualificado, composto por empresários, organizações, compradores de hospitais e clínicas e profissionais da saúde. Com investimento de R$ 18 milhões em sua segunda edição, a feira ocorre entre os dias 12 e 15 de março e segue com conceito moderno, intimista e voltado aos players do setor. “Após o sucesso da primeira edição, anunciamos um evento em 2018 ainda mais completo. Estamos preparando muitas novidades para a parte de conteúdo, como rodadas de negócios e eventos simultâneos, segmentados. Queremos motivar as empresas a mostrarem novas tendências tecnológicas e movimentarem o mercado de saúde no início do ano”, conta Katherine Shibata, Diretora Executiva da SAHE.

O evento já conta com grandes nomes confirmados como expositores e muitas empresas em negociação, devido ao resultado positivo da primeira edição. Entre os patrocinadores estão confirmadas empresas como a Deloitte, Getinge Group, Hill-Rom, Ortosíntese, Leistung, Nihon Kohden, RDI Bender, CBEMED, Ideal Bequem, CMOS Drake e MHA.  A SAHE possui formato dinâmico e exclusivo, bem como proposta de negócio com excelente custo benefício, proporcionando inovações tecnológicas, gestão de serviços e produtos ligados ao segmento da saúde hospitalar, com espaço e projetos adequados para instalação e prospecção de negócios.

mar
16
sex
2018
IV Simpósio Internacional de Tumores Gastrointestinais @Sheraton São Paulo WTC Hotel
mar 16 – mar 17 dia inteiro

Nos dias 16 e 17 de março, acontece em São Paulo (SP) o IV Simpósio Internacional de Tumores Gastrointestinais. Renomados especialistas do Brasil e de países como Estados Unidos e Itália, estarão reunidos para debater os mais recentes avanços em diagnóstico e tratamento de tumores gastrointestinais.

Na programação, destaque para a plenária Câncer do Cólon e Reto III, doença metastática, coordenada pelo Dr. Arnaldo Urbano Ruiz, cirurgião oncológico, coordenador do Centro de Carcinomatose Peritoneal do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

No debate, a carcinomatose peritoneal de sitio primário coloretal, que é caracterizada pela disseminação intra-abdominal de um câncer, que sai de seu órgão de origem e se espalha pelo peritônio, membrana de revestimento interno do abdome. A carcinomatose peritoneal requer especialistas capacitados e hospitais de referência para oferecer melhor prognóstico aos pacientes.

De acordo com o Dr. Arnaldo, até o advento da cirurgia citorredutora e da quimioterapia hipertérmica, não havia qualquer expectativa de cura ou melhora de sobrevida.

“Com o advento da cirurgia denominada peritoniectomia e técnica de quimioterapia quente no abdômen no intra-operatório, chamada quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC), alguns pacientes chegam à cura da carcinomatose. Outros, são beneficiados com sobrevidas mais  longas”, afirma.

Para obter estes resultados, o tratamento requer médicos com ampla experiência em cirurgia de carcinomatose e hospitais de referência, com excelente infraestrutura de UTI.

“São cirurgias de alta complexidade, que só podem ser realizadas em centros com experiência neste procedimento. A utilização de quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC) também é muito importante na grande maioria dos casos”, afirma o especialista.

Plenária Câncer do Cólon e Reto III, doença metastática

Dr. Arnaldo Urbano Ruiz

Data: 17 de março

Horário: 15h10 às 16h50

XIX Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica @Sheraton WTC Hotel
mar 16 – mar 18 dia inteiro

Os reis do bisturi consagrados em diferentes partes do mundo se encontrarão em São Paulo para a XIX edição do Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, que acontece de 16 a 18 de março.

O hotel se prepara para receber a comitiva internacional com médicos de 7 países diferentes, além de convidados nacionais de todo o canto do Brasil. Maior evento de cirurgia plástica estética  da América Latina, o simpósio é coordenado pelos cirurgiões Antonio Graziosi, Carlos Oscar Uebel e Ewaldo Bolivar de Souza Pinto.

São esperados mais de 1000 cirurgiões plásticos de todo o mundo durante os 3 dias de evento. Cirurgias ao vivo serão transmitidas. Novas técnicas para rejuvenescimento facial e de pescoço, lifting de lábios, implante capilar e de barba, procedimentos inovadores e utilizados em todo o mundo na melhora do contorno corporal, técnicas para levantamento de sobrancelhas e até uma nova técnica na cirurgia transexual enriquecem a  programação científica do evento.

Confira o time de internacionais:

Representando a Alemanha,  Dr. Wolfgang Funk, professor da Academia Facial de Cirurgia Plástica e Estética, da Universidade Witten-Herdeck e também da Universidade de Greifsward, na área de estética e laser. A Argentina virá com um time de peso: Dr. Fernando Felice, Dr. Javier Cucchiaro, Dr. Jorge Herrera e Dr. Luis Heredia. A Áustria enviará 3 de seus maiores nomes: Dr. Markus Handle, Dr. Hannes Traxler e Dr. Nobert Fock- os dois últimos são os organizadores do inédito Curso de Cadáveres Frescos. Pelo grupo americano Dra. Alexandra Condé-Green, pesquisadora e grande entusiasta dos tratamentos utilizando células tronco, Dr. James Newman e Renato Saltz, referência e um dos pioneiros em cirurgia endoscópica nos EUA. O francês Daniel Labbé também é presença confirmada. O presidente da Sociedade Italiana de Cirurgia Plástica e Estética, Dr. Giovanni Botti prestigiará o evento ao lado do Dr. Mario Pelle Ceravolo e Dr. Vicenzo Colabianchi, também cirurgiões italianos. Portugal estará muito bem representado pelo Dr. Francisco de Melo, um dos mais respeitados nomes da cirurgia reconstrutiva e estética em Portugal e nos Emirados Árabes.

abr
3
ter
2018
CONDEPE 2018 – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem @Transamérica Expo Center
abr 3 – abr 4 dia inteiro

Desenvolvido para ser o maior e mais inovador Congresso de Enfermagem do Brasil, o CONDEPE – Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem é totalmente focado na qualificação do profissional de Enfermagem através da atualização e do engajamento.

A grade temática do CONDEPE é composta por conteúdos atuais e diversificados, que irão preparar os congressistas para os novos desafios e perspectivas da profissão.

À frente do comitê científico está a Dra. Renata Pietro, renomada profissional de Enfermagem, com ampla atuação acadêmica e reconhecimento em toda a América Latina.

Algumas das temáticas: Gestão e Qualidade, Formação em Enfermagem, Paciente Crítico, Segurança do Paciente, Práticas de Promoção à Saúde, Estética e Saúde, Saúde Pediátrica e Infantil, Saúde Pública, Terapia Nutricional em Enfermagem, entre outros.

Acesse e garanta já sua participação: www.condepe2018.com.br

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/condepecongresso

maio
4
sex
2018
3º Simpósio de Gestão Hospitalar @Hospital Santa Rosa
maio 4 – maio 5 dia inteiro

Com o intuito de fomentar debates estruturantes voltados para a melhoria da gestão dos serviços de saúde, o Hospital Santa Rosa realizará o “3º Simpósio de Gestão Hospitalar” nos dias 4 e 5 de maio, em Cuiabá (MT). O evento, que já se consolidou como oportunidade de aprimoramento técnico para os profissionais de Mato Grosso, abordará os aspectos financeiros com base na perspectiva da retomada da economia.

De acordo com o presidente do Grupo Santa Rosa, José Ricardo de Mello, o encontro tem como foco reunir gestores da área de saúde, empresários do segmento, médicos e estudantes de medicina. “O Simpósio de Gestão Hospitalar do Santa Rosa é pensado para garantir que todos os envolvidos nos diversos processos de gerenciamento na área hospitalar se atualizem e ampliem sua gama de conhecimento técnico”, explica.

Mello complementa que, além de aprimorar as relações comerciais, o simpósio vislumbra também o aprimoramento dos gestores com as relações humanas, sociais e tecnológicas, ampliando dessa forma o know-how técnico e produtivo. Na ocasião, o público irá se interagir com os modelos de gestão que são tendência e com as experiências inovadoras na área da saúde.

ACREDITAÇÃO – Ao completar 20 anos, o Santa Rosa é o único hospital de Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

maio
8
ter
2018
27º Congresso Fehosp @Tauá Hotel & Convention Atibaia
maio 8 – maio 11 dia inteiro

O 27º Congresso Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) já tem data marcada e acontecerá entre os dias 8 e 11 de maio, em Atibaia (SP). Nesta edição, o tema central é “A Saúde que dá certo: espiritualidade, criatividade e inovação”, que vai debater assuntos relacionados a gestão hospitalar, tecnologias que podem ser aplicadas no setor e as soluções existentes no cenário atual.

Para o evento, a expectativa é que cerca de 600 pessoas participem destes quatro dias de debates profundos sobre o setor de saúde. “A programação científica do Congresso está bastante completa e repleta de palestrantes consagrados de diversos segmentos”, afirma Antônio Azevedo, coordenador da comissão científica.

A Monja Coen, um dos ícones da comunidade budista do mundo e especialista em ensinamentos de gestão espiritualizada é uma das palestrantes confirmadas para o Congresso. Outra presença garantida é a de Carmela Borst, administradora de empresas, com grande experiência em marketing, que abordará como as marcas podem melhorar a imagem e fortalecer a empresa por meio de atividades de causas sociais.

Além dos debates do 27º Congresso, haverá a realização de 11 fóruns técnicos: sendo dois deles com temas inéditos – Contabilidade e Governança Médica. Os demais serão Gestão de Finanças e Custos, Qualidade e Segurança do Paciente, Compras e Suprimentos Hospitalares Sustentáveis, Jurídico, Sistemas de Gestão, Gestão de Pessoas, Nutrição e Farmácia, T.I. – Inovações Tecnológicas e Comunicação.

Para Antônio Azevedo, nesta edição do evento os participantes serão transportados para um outro universo, de profundo conhecimento, compartilhamento de experiências e novas tecnologias. “Teremos inúmeros exemplos de como promover uma gestão inovadora, transformando nossas práticas com criatividade, sem perder a espiritualidade e humanismo que norteiam a saúde filantrópica”, conclui.